quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DE PIERRE JANET NA PSICOTERAPIA SOMÁTICA.

O que é Psicoterapia Somática? Psyché e terapéia vem ambos do grego que significam respectivamente alma e cuidado, portanto cuidado com a alma. A psique abrange a nossa vida afetiva, cognitiva, imaginativa e intelectual, além de espiritual também. As psicoterapias corporais tratam dos mecanismos corporais que se encontram envolvidas nas dinâmicas das repressões e das defesas contra as emoções, trabalhando o corpo energético, emocional e postural como lugar da história do sujeito. Um dos objetivos fundamentais é reintegrar o sentir (endoderma), o pensar (ectoderma) e o fazer (mesoderma) desde a profundidade do ser em contato com a realidade externa, consigo mesmo e com os outros, restabelecendo a sexualidade natural, assim também como a dimensão espiritual do Ser.
Freud era profundamente criterioso em observar e escrever. Janet influenciou profundamente Freud. Tanto Pierre Janet como Charcot foram fundamentais na formação dele. Ele fora estudar com Charcot em Paris e absorveu os estudos de Charcot sobre histeria, sobre hipnose e sobre todo o campo de estudo e pesquisa que Charcot realizava naquele momento.
Uma pergunta se faz necessária no campo da psicoterapia: “Qual o desejo que está por trás da emoção”? e é justamente esse desejo quando entra em conflito com as emoções que gera todas as tensões corporais que vão se instalar no corpo e que o terapeuta através de várias técnicas vai trabalhar o cliente para trazê-lo de volta a harmonia, fundamental para o equilíbrio do indivíduo. Reich muitos anos depois vai desenvolver toda sua teoria a partir de tudo o que ele estudou de Freud, ele vai além de Freud e vai descobrir como as repressões formam as couraças. William James vai estudar os princípios ideomotor, ou seja, idéia-movimento-sentimento.
Segundo Reich, o terapeuta tem que sair da 1ª camada (máscara), entrar na 2ª camada, trabalhar as negatividades e resistência, as dificuldades e entrar na essência, que é fundamentalmente o amor.
A partir da análise psicológica de Pierre janet foi que surgiu a Psicanálise de Freud. Muitos conceitos chaves da psicologia individual e analítica foram inspiradas por Janet. Ele foi o primeiro psicoterapeuta corporal e predecessor de Reich. Janet estudou a relação entre respiração e vida emocional, e junto com Richet realizou detalhadas investigações sobre padrões respiratórios na neurose. Janet já naquela época trabalhou com massagem e reeducação do movimento. O importante trabalho dele foi relativamente negligenciado até a sua redescoberta pelas pesquisas modernas sobre síndrome de estresse pós-traumático, em que os insights são considerados de importância fundamental. Janet com seus 5.000 estudos clínicos fundamentou sua principal obra sobre a histeria, “O automatismo psicológico”, o qual foi sua tese de doutorado na Sorbonne. Além de ele ter sido o principal predecessor de Freud, influenciou Jung, Adler e Reich.
Janet já trabalhava com a importância central do distúrbio da respiração na neurose, neurose vasomotora, massagem, consciência visceral, e neurose gastrointestinal (antecipando o trabalho de Gerda Boysen com a psicoperistalse), canais de contato, consciência muscular e sensação sinestésica, movimento e intencionalidade, choque pós-traumático, a presentificação – o que Janet chamou de estar em contato consigo mesmo e com os outros na aqui e agora, sem ficar travado nas ansiedades do passado ou nas dúvidas do futuro.
Concluímos assim a fundamental importância de Pierre Janet não só na descoberta da psicanálise Freudiana como em todos os estudos posteriores da psicoterapia corporal.

JANAINA ISMENIA DE MELO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário