segunda-feira, 30 de novembro de 2009

BIOSSINTESE!!!

BIOSSÍNTESE



www.biosynthesis.org


A Biossíntese é uma Psicologia Pré e Perinatal, uma Psicoterapia Somática e Psicodinâmica, uma Terapia Somática e Psicologia Transpessoal.

"A Biossíntese, como uma terapia do futuro, trabalha com o princípio do desdobramento do potencial latente, no qual os recursos da pessoa são fortalecidos e os problemas tornam-se menores. Há 30 anos a Biossíntese desenvolve um modelo de integração do corpo, mente e espírito. Pesquisas científicas em Neurobiologia, em Psico-neuro-imunologia e em Medicina Energética agora apóiam essa integração de diferentes formas. A cura (healing) em Biossíntese se torna uma ponte vital entre a essência e a existência, alma e soma, grounding interno e externo."  David Boadella e Silvia Specht Boadella

A Biossíntese foi elaborada pelo psicoterapeuta inglês David Boadella durante os últimos 30 anos a partir de raízes somáticas, psicodinâmicas e bioespirituais, começando com a vegetoterapia de Wilhelm Reich. A Psicoterapia Corporal vinculada a Reich estava se reduzindo a manipulações musculares mecanicistas, completamente contrárias à valorização dada por Reich ao contato humano na relação terapêutica. A palavra Biossíntese significa integração da vida e se refere a processos específicos de auto-formação que orientam o crescimento orgânico e o desenvolvimento pessoal e espiritual.

O conceito central da Biossíntese é a existência de três correntes energéticas fundamentais no corpo associadas às três camadas de células germinativas no embrião (ectoderma, mesoderma e endoderma), a partir das quais se formam os diferentes órgãos. Estas correntes energéticas se expressam:

• como fluxos de movimento através dos músculos;

• como fluxos de percepções, pensamentos e imagens através do sistema nervoso; e

• como fluxos da vida emocional no centro do corpo, através do sistema vegetativo.

Em um estado saudável ou maduro, todo este processo acontece de forma harmoniosa. Tensões e traumas vividos na vida intra-uterina e extra-uterina impedem a integração destas três correntes e o seu livre fluxo, provocando a emergência do distúrbio.

Em Biossíntese, quando trabalhamos com o corpo, utilizamos como base esses princípios da embriologia funcional, integrando e coordenando padrões de respiração, tônus muscular e de expressão emocional, conectando assim três áreas fundamentais da nossa qualidade humana: nossa existência somática, nossa experiência psicológica e nossa essência fundamental.

A Biossintese se baseia no crescimento orgânico, trabalhando com movimentos como formas ondulantes da respiração para liberar intencionalidades bloqueadas e estimular novas corporificações da psiquê, as quais denominamos posturas da alma.

A Biossintese dá ênfase às qualidades presentes no cliente, assim como à função da ressonância, da presença orgânica e do encontro terapêutico. O princípio bioespiritual da Biossíntese enfatiza o aspecto da compaixão pelo outro, fundamentada num contato claro, baseado nas qualidades essenciais da existência diária.

A Biossíntese é uma terapia de processo que aceita a maneira única do indivíduo e o espectro de vários caminhos de evolução, reconhecendo a multi-dimensionalidade do ser humano.

A Biossíntese, além de ser uma escola de psicoterapia somática, é uma forma de auto-desenvolvimento e auto-regulação baseada no processo formativo. Pode ser usada com a população em geral no sentido da prevenção de neurose: escolas, grupos de pais, grupos de mulheres, grupo de gestantes, grupos de 3ª idade, relação mãe-bebê nos primeiros momentos de vida, trabalho institucional, treinamento em empresas, etc. Como forma de psicoterapia, tem sido utilizada com pacientes neuróticos, psicossomáticos e borderlines. Trabalhamos tanto em forma individual como grupal, conforme a necessidade interna do cliente.

A Biossíntese é reconhecida pelo European Wide Committee da European Association of Psychotherapy (EAP) como uma modalidade científica de psicoterapia. Uma discussão sobre a validação das metodologias das psicoterapias na Europa está apresentada neste site, no artigo de David Boadella: Psicoterapia, Ciência e Níveis do Discurso. E ainda sobre a validação científica da Psicoterapia Corporal, ver o artigo "The European Asssociation for Body Psychotherapy (EABP)'s Answers to The European Association for Psychotherapy (EAP)'s Questions about the Scientific Vality of Body Psychotherapy".

O significado deste reconhecimento é de grande importância. Isto significa que o método da Biossíntese é aprovado por todas as associações profissionais de psicoterapia pertencentes à EAP em 36 países e também em todas as Organizações Européias pertencentes à EAP nas outras formas de psicoterapias (Gestalt, Análise Transacional, etc.).

"No dia 24 de Outubro de 1998, no Club Fondation Universitaire, em Bruxelas, baseado na Declaração de Strasbourg em Psicoterapia (1990), e conforme os objetivos da Organização Mundial de Saúde e com o apoio e incentivo da União Européia em sua política para altos padrões e qualidades profissionais, a Biossíntese, juntamente com seis outras direções em Psicoterapia, foi aceita unanimemente como uma modalidade de treinamento cienticamente válida pelo European Wide Committee da Associação Européia de Psicoterapia (European Association of Psychotherapy). E por 27 votos em 34 no European Training Standarts Commitee e por 31 votos em 34 no Executive Board of the Association.

Este credenciamento é a culminação de um processo de dois anos de intensivas consultas em Viena, Roma, Amsterdam, Londres, Paris e Bruxelas, baseado na apresentação de dossiês com evidências substanciais em 15 critérios de validação científica criados pelo Scientific Validation Working Party of the European Association e estabelecidos antes do primeiro congresso do World Council for Psychotherapy, Viena, Julho de 1996.

Outras modalidades de psicoterapias que também foram aceitas nesta primeira leva de aplicações para o credenciamento junto a EAP são: Análise Transacional, Psicoterapia Gestalt, Terapia Familiar, Psicoterapia Integrativa, Psicoterapia Comunicativa e Psicoterapia Positiva ".

David Boadella é o fundador e diretor do International Foundation for Biosynthesis -IFB (Heiden, Suiça), é fundador e foi presidente da Associação Européia de Psicoterapia Corporal durante muitos anos e é fundador e diretor da Revista “Energy and Character”. Autor de muitos livros em Psicoterapia Corporal. Nos anos 80 levou a Biossíntese a mais de 20 países. Atualmente é Chairman da Comissão de Validação Científica da Associação Européia de Psicoterapia, e vem buscando a validação científica da Psicoterapia Corporal e, em particular, da Biossíntese na Suíça e na Europa.



""O contrato do terapeuta é tentar encontrar o lugar mais seguro da pessoa para fazer o primeiro contato. "

David Boadella

"Todo o trabalho para proporcionar "firmeza" ao corpo através do trabalho postural nas situações de estresse, com liberação catártica de emoções bloqueadas, tem o seu valor. Mas dessa forma, trabalha-se a firmeza externa. Precisamos aprofundar e enriquecer esse processo, prestando atenção à maneira como a pessoa constrói o seu espaço ou organiza o seu tempo, que percepção ela tem de sua capacidade de se formar através de uma participação mais intensa em seu próprio processo.

Precisamos ajudá-la a encontrar a sua "firmeza" interior, a sua essência, a fonte de onde brota a energia curativa, que tem o poder de integrá-la novamente, não importa quanto ela esteja condicionada a não se sentir viva."

David Boadella




Livros


Boadella, D. - Correntes da Vida - Uma introdução à Biossíntese, Ed. Summus, 1992


Boadella, D. - Nos Caminhos de Reich, Ed. Summus, 1985.


Boadella, D. - Jesus, the Heretic, Sloane and Partner, England.


Boadella, D. - Between Coma and Convulsion, Sloane and Partner, England.


Coleção de artigos:


Boadella, D. - Embriologia e Terapia (tradução interna )


Boadella, David, Transferência, Interferência e Ressonância, Cadernos de Biodinâmica 3, Editora Summus, 1985.


Boadella, David, inúmeros artigos desde 1970, Energy and Character, The International Journal of Biosynthesis, pedidos à Escola de Biossíntese do Rio de Janeiro ou ao International Institute for Biosynthesis.


Boadella, David, Common Ground and Different Approaches in Psychotherapy. Biosynthesis: A Somatic Psychotherapy, Editor Escola de Biossíntese do Rio de Janeiro, 1998 (em www.biossintese.psc.br/artigos.htm) .


Frankel, Esther, Afetos da Vida Uterina, Energia e Cura, Editora Vozes, Vol 84, Outubro, 1990 (em www.biossintese.psc.br/artigos.htm).


Frankel, Esther e Corrêa, Milton, Da Ciência da Informação à Psicoterapia Corporal, Energia e Caráter 1, Editora Summus, 1997.


Frankel, Esther e Corrêa, Milton, A Cognitive Approach to Body Psychotherapy, Energy and Character,Vol 30,1, September, 1999 (em www.biossintese.psc.br/artigos.htm).


Corrêa, Milton e Frankel, Esther, Escultura da Biossíntese. Dimensões da Vida, em www.biossintese.psc.br/artigos.htm

Texto tirado da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário